Incentivo à leitura na Educação Infantil
Garantir o contato com as obras e apresentar diversos
gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e
pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela
literatura desde cedo
Quando ler
Já é amplamente sabido que a leitura deve ser uma atividade
diária na Educação Infantil. Mas nunca é demais lembrar que as crianças
pequenas não têm paciência para ficar muito tempo fazendo a mesma coisa.
Portanto, reserve dez ou 15 minutos por dia no início dessa
"caminhada". Sobrecarregar os pequenos pode transformar a hora da
leitura num momento chato. E, aos poucos, vá aumentando esse tempo. À medida
que criam o hábito da leitura, os pequenos começam a prestar atenção em
histórias mais longas.
Onde guardar os livros
É muito comum cada sala de Educação Infantil ter um cantinho
de leitura, com uma pequena estante. O ideal é que todo o acervo fique ao
alcance das crianças (perto do chão e sem obstáculos entre obras e leitores).
"Nessa fase da escolarização, o educador deve ensinar os cuidados básicos
que devemos ter com o livro".
O que ler
As histórias de ficção (como os contos de fadas) são as que
mais encantam as crianças, mas é importante oferecer a elas diversas obras para
que criem um repertório amplo. Como explica Renata, "os livros são um
ótimo caminho para ampliar o universo cultural dos pequenos porque permitem
entrar em contato com situações desconhecidas". Virgínia, em seu texto
sobre a leitura na Educação Infantil, dá outra dica preciosa: "Preocupe-se
com a qualidade literária, e não com o conteúdo moral". Isso não quer
dizer que você pode escolher histórias amorais, mas que uma história bem
escrita tem mais chances de prender a atenção de todos. Por isso, fique sempre
com os textos que têm descrições ricas, misturem mistério e comédia e estimulem
a imaginação, criando uma aventura interessante (no quadro abaixo, confira
algumas indicações para turmas de Educação Infantil). E fuja dos materiais
"escolarizados", cujo principal objetivo não é entreter a criançada,
mas apenas ensinar que isso é o pato e aquilo é azul ou verde, sem nenhuma
preocupação com a linguagem literária.
Os erros mais comuns
- Ignorar as opiniões das crianças. Ouvir as considerações
da turma e estimular esse compartilhamento ajuda a criar o gosto pela
literatura.
- Impor uma interpretação. Ao terminar o livro, o educador
"resume" sua visão da história - e não percebe que ninguém é obrigado
a ter a mesma opinião.
- Substituir o livro por figuras ou fantoches. Variar o modo
de ler é desejável - mas não se pode esquecer que a hora de leitura precisa...
de um livro.
- Ater-se aos clássicos. As crianças adoram os contos de
fadas, mas é essencial apresentar outros gêneros, como a poesia.