domingo, 26 de agosto de 2012

Hoje Tharus faz 6 aninos. Parabéns meu amiguinho! Papai do Céu proteja e ilumine sempre seu caminho.Beijos para você.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FOLCLORE

CORRIDA DO SACI








                                              CONFECÇÃO DO BILBOQUÊ

                                     































segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FOLCLORE BRASILEIRO


Folclore Brasileiro


Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.  Também encontramos adivinhas e trava línguas.
Vejamos agora alguns conceitos:clip_image003
clip_image004As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendasprocuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas clip_image005em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
Os trava lclip_image006ínguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outro indivíduo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas as parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Estes trava línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
FONTE:://tudoporamaravida.blogspot.com.br



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FESTIVAL CLARA NUNES-CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS










ONTEM 16/08 FOI MAIS UMA TARDE MARCANTE EM NOSSA CIDADE.AS CRIANÇAS PUDERAM DIVERTIR E ENCANTAR E ATÉ EMOCIONAR,NA CASA DE CULTURA ,  COM  TIO TÊTO, O CONTADOR DE HISTÓRIAS.
REALMENTE, INESQUECÍVEL!
PARABÉNS A COMISSÃO ORGANIZADORA PELO BRILHANTISMO E GRANDIOSIDADE DOS EVENTOS.





terça-feira, 7 de agosto de 2012

 
Créditos
Reneide Criações