terça-feira, 26 de junho de 2012

Família/escola










Ontem, 25/06 contamos mais uma vez com a presença de Polyanna,  mamãe do Ronaldo em nossa sala de aula, contando e encantando com suas histórias e seus ensinamentos.
Agradecemos a ela de coração. 

domingo, 24 de junho de 2012

RATINHO DE OVO



















No dia 19/06 as crianças aprenderam e divertiram muito fazendo o "ratinho de ovo".Fazendo esse ratinho, aprenderam a importância do ovo, do milho, do  alface, da azeitona e da cenoura.Alguns não gostavam de um ingrediente  mas gostavam de outro.Se divertiram comendo  as partes do ratinho.
Enfim, de maneira lúdica e prática, as crianças aprenderam  um pouco mais  sobre alimentação saudável.
Para alegrar nossa tarde, tivemos a presença e a colaboração de Jamile César.Hoje estuda em Viçosa, mas  ja tive a alegria de tê-la como aluna no 
 2ºPeriodo.Agradeço a ela de coração.



RECEITA DO RATINHO
Ingredientes necessários:

- Ovo;
- Cenoura;
- Talinho de sala;
- Azeitona
- Milho verde

Modo de preparo: Cozinhe o ovo que servirá de corpo para o ratinho! Você pode deixar a gema, ou, se preferir, retirá-la e preencher os ovos com ricota!
Com uma espeto de churrasco, faça pequenas aberturas nas extremidades dos ovos, onde você vai encaixar o milho verde , que formarão as orelhinhas,
pedacinhos de azeitonas servem para os olhinhos e o nariz. Com os talinhos de salsa, você dá forma aos bigode. Para finalizar, faça o rabinho com tirinha de cenoura e o ninho para o ratinho com folhas de alface.
Pronto! Você tem o seu próprio ratinho de ovo! 


                                             cenoura 
Beneficios da cenoura
A cenoura é uma planta herbácea de raiz grossa originária da Ásia e pertencente à família Apiacea. Possui alto valor nutritivo, sendo uma das melhores fontes de vitamina A. Contém também carboidratos, cálcio, sódio, vitaminas B1, B2, C, potássio e o betacaroteno, responsável pela cor laranja-avermelhada presente na cenoura. Esse último é bom para a pele e mantém a saúde dos olhos. Por ser uma ótima fonte de vitamina A, a cenoura reduz o risco de câncer e retarda o envelhecimento.
A cenoura pode ser consumida crua ou cozida, em saladas. É utilizada também no preparo de bolo, purê, pão, suco, sopas e refogados. Pode ser conservada por até quinze dias, se mantida em geladeira e dentro de saco plástico. Durante o preparo, é importante não descascá-la, somente lavá-la e raspá-la, já que a parte mais nutritiva encontra-se perto da casca. Cada cem gramas de cenoura contém 51 calorias. 
  
ovo


Existem milhares de caminhos a serem feitos para deixar sua saude da maneira que deseja emagrecer, ganhar peso, ganhar músculos enfim o que quiser para definir seu 
corpo, mas para que isso seja realizado com eficiência é necessário ter um acompanhamento de um medico e ou personal trainer.
Segundo especialistas recomendam aos que querem ganhar músculos e perder peso comer ovo uma vez ao dia, isso mesmo comer ovo, ele contem albumina que aumenta a massa magra ajudando a manter. O ovo é uma alternativa bastante saudável para repor os aminoácidos, as proteínas são de extrema importância para o nosso organismo para a formação de hormônios e reparadora.
Existindo uma grande variedade de opções para preparar como cozido, em omeletes, mexido do jeito que preferir, entretanto não coma ovos crus prevenindo a bactéria que traz infecção intestinal, a salmonela. Para os que fazem academia e deseja criar músculos os ovos são excelentes na qual contem a albumina que possui nove aminoácidos necessários para o processo de anabolismo, aumentando a massa muscular contribuindo também para a regeneração das unhas, cabelos (fazendo crescer), tecidos musculares, pele. A clara dispõe leucina um monoácido que ajuda  a manter os músculos diminuindo a gordura e a gema é rica em ômega 3 gordura excelente para o cérebro, em si o ovo é bom para a memória aqueles que estão sempre esquecendo dos pequenos deveres.

 ALFACE
A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila; e tem a função de alcalinizar e desintoxicar o corpo — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
Alface

As vitaminas são importantes para o bom funcionamento dos órgãos da visão, pele, mucosas, aparelho digestivo, sistema nervoso e vasos sanguíneos; além de evitar a má formação dos dentes, combater infecções e ajudar na cicatrização dos ferimentos.
Os minerais são vitais para a saúde dos cabelos e do tecido cutâneo. O cálcio e o fósforo participam na formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular. O ferro contribui para a formação do sangue.
A alface tem propriedade calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia. A hortaliça ajuda as pessoas a ter um sono reparador e a controlar os acessos de histeria. Aconselha-se consumir alface à noite para dormir melhor, principalmente quando seu suco é adicionado a uma bebida quente que contenha mel. Ela também é considerada uma hortaliça benéfica em tratamentos faciais.
Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.
A alface é uma hortaliça que estraga rápido. Fora da geladeira, deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco plástico aberto, em local bem fresco por até um dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco plástico ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas de acordo com a necessidade de consumo.

 GRÃOS
Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível do corpo. Os carboidratos fornecem energia para manter seus movimentos, sua respiração e sua mente.
Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Tipos de grãos

Os tipos mais comuns e essenciais para nossa alimentação são: feijão, lentilha, grão de bico, milho, soja e ervilha.


Add caption
 AZEITONA
As azeitonas são o fruto da árvore conhecida com Oliveira, ou Olea Europaea. “Olea” é a palavra latina para “petróleo”, reflectindo o alto teor de gordura das azeitonas, das quais 75% é ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que consegue baixar os níveis de colesterol no sangue. “Europaea” lembra-nos que as azeitonas são nativas da zona mediterrânica da Europa.

As azeitonas não podem ser comidas directamente a partir da árvore, visto ser necessário um tratamento especial para reduzir a sua amargura natural. Estes métodos de tratamento variam de acordo com a zona de cultivo, o sabor desejado, textura ou mesmo a cor a ser obtida.

Algumas azeitonas são colhidas ainda verdes, enquanto que outras amadurecem plenamente na árvore até atingirem uma cor negra. Contudo, nem todas as azeitonas pretas que consumimos amadureceram na árvore, visto a exposição de azeitonas verdes ao ar, através de métodos específicos, e a consequente oxidação transformarem a cor verde para preta.

Para além da cor original da azeitona determinar as suas características finais, a cor é afectada por uma variedade de métodos de transformação a que as azeitonas são submetidas, incluindo fermentação, serem curadas em óleo ou água ou salmoura. Estes métodos podem causar não só que a azeitona adquira uma cor preta, marrom, vermelha ou mesmo amarela, como também afectam a textura da pele, causando-a lisa e brilhante ou enrugada.

O azeite está disponível numa grande variedade de qualidades que reflectem o grau a que a azeitona foi processada. O azeite extra-virgem é obtido a partir do óleo não refinado da primeira prensagem. O azeite virgem também é derivado da primeira prensagem, mas tem um maior nível de acidez que o extra-virgem (bem como menos fitonutrientes e um sabor menos delicado). Quimicamente, a diferença entre o azeite extra-virgem e o azeite virgem está relacionada com a quantidade de ácido oleico livre, um dos marcadores para a acidez total. De acordo com as normas aprovadas pelo Conselho Oleícola Internacional, “virgem” pode conter até 2% de ácido oleico livre, enquanto que o “extra-virgem” pode conter até 0,8%. O azeite puro tem uma menor qualidade e é obtido a partir de prensagens posteriores.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

APRENDENDO SOBRE O SISTEMA SOLAR







Hoje os alunos aprenderam muito com a professora de Biologia do turno matutino Eneida Eugênio. Ela gentilmente aceitou nosso convite e veio falar-nos  sobre o Sistema Solar.As crianças fizeram vários questionamentos, os quais a professora Eneida respondeu com uma linguagem bem simples para que os pequenos entendessem  sobre o nosso universo.
As crianças amaram as explicações e acharam o máximo poder ver o Sol e os Planetas em um datashow.
Agradeço de coração a professora Eneida, por essa bela aula.

terça-feira, 5 de junho de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL- ESPETINHO DE FRUTAS














 As frutas além de serem deliciosas ainda exercem papéis importantíssimos no nosso organismo, pois são fontes de água, fibras (celulose), diversas vitaminas, sais minerais, frutose ou levulose (que são os açucares naturais das frutas), carboidratos, gorduras e proteínas, de uma maneira bem equilibrada, sendo que a maioria das frutas são de baixas calorias e com preços acessíveis as mais variadas classes econômicas, além de sabores e aromas deliciosos.
  
IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS DO ESPETINHO DE HOJE:


Banana: A banana é composta de 75% de água e 25% de matéria seca. É fonte de vitaminas A, C, B1, B2, carboidratos, fibras, sais minerais, potássio. Possui baixo teor de gorduras. É a fruta mais consumida no Brasil e no Mundo, sendo um alimento energético bastante apreciado por atletas


Uva: As uvas proporcionam um grande beneficio à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

Manga: 
A fruta pode ser degustada in natura, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter uma grande quantidade de ferro é bastante indicada para tratamentos de anemia. É uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É contabilizado hoje um número entre 500 e 1000 variedades.


Kiwi -Provavelmente já sabe que a vitamina C é um antioxidante fundamental para o organismo. O  kiwi contém três vezes mais vitamina C que a laranja. O kiwi não possui gordura saturada nem colesterol. É constituído por diversos nutrientes, incluindo fibras, proteínas, potássio, ferro, cálcio, magnésio, etc 
O kiwi é uma boa fonte de ácido fólico. Este nutriente é muito importante em diversas fases da vida: gravidez, crescimento e situações de cicatrização.




Entrega de resultado escolar

MAIS UMA VEZ, AGRADEÇO AOS PAIS QUE ESTIVERAM PRESENTES A ENTREGA DE RESULTADOS ONTEM, DIA 04/06.A PRESENÇA DA FAMILIA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA VIDA DOS FILHOS.
     OBRIGADA  DE CORAÇÃO.
           
 
Créditos
Reneide Criações