segunda-feira, 31 de maio de 2010

domingo, 30 de maio de 2010

HOMENAGEM AS MÃES


Sexta-feira 28/05/2010, recebemos as mães de nossos alunos para prestar-lhes uma homenagem pelo Dia das Mães;
A turminha do 2º Período dançou a música “Mamãe me faz um cafuné” do grupo Trem da alegria.
Foi uma tarde alegre e emocionante, afinal a mamãe merece!!!!!!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

TRABALHANDO COM RÓTULOS


As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens.
Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.
Realizar um trabalho com rótulos e embalagens viabiliza a construção dos conhecimentos a partir do contexto sociocultural dos alunos. Oriundos da realidade de cada aluno, os rótulos favorecem a alfabetização, transformando a sala de aula num ambiente com significado e estimulador da aprendizagem e propiciando a interação com o mundo da escrita.







sábado, 22 de maio de 2010

AULA DE MOVIMENTO-SAPOS EM FILA





                         
SAPOS EM FILA
 AS CRIANÇAS AMARAM ESTA ATIVIDADE QUE FOI REALIZADA NA AULA DE MOVIMENTO.FOI TRABALHADO DISCIPLINA,UNIÃO, CONCENTRAÇÃO E MUITA DIVERSÃO TAMBÉM!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

PARA QUE GRITAR?

     Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos :
"Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ?" "Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.
"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado ?", questionou novamente o pensador.
"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar :
"Então não é possível falar-lhe em voz baixa ?"
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então ele esclareceu :
"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido ?"
O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.
Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.
Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas ?
Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê ?
Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.
Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.
E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.
Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo :

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

                                                                     Mahatma Gandhi


domingo, 16 de maio de 2010

COMO CONTAR HISTÓRIAS

          
As histórias na educação infantil são fundamentais na formação educacional da criança, em especial no início da escolaridade. Para o desenvolvimento de tal atividade deve ocorrer todo um planejamento, pois se trata de um momento mágico que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar com ela naquele instante.

Por ser considerada uma atividade tão importante na educação infantil, sugerimos aos professores que lidam com crianças dessa fase algumas orientações que poderão beneficiar e conseqüentemente propiciar o desenvolvimento contínuo da criança no desenvolvimento da linguagem.


1. Contar histórias diariamente;

2. As histórias podem ser repetidas, dependendo do interesse dos alunos;

3. Alguns critérios devem ser seguidos como: livros com poucos textos, linguagens simples, maior número de ilustrações, sendo essas grandes e sugestivas e que satisfaçam o desejo dos alunos.

4. Baseando em informações passadas por pais em relação ao aluno, buscar histórias que venham ajudar a resolver um problema em questão. Por exemplo: Se uma criança recusa a comer verduras em casa, selecione um tema voltado para a importância dos alimentos, de forma que a criança se identifique e o professor ajude a família, visto que a escola também tem essa função.

5. Ao planejar o momento de contar histórias, determinados aspectos são fundamentais e devem ser analisados:

 
Local: as histórias não devem ser contadas apenas dentro da sala de aula, pelo contrário, ambientes diferenciados tornam o momento mais agradável (pátio, quadra, jardim, sentado em degraus, quiosques, entre outros).

 
Posição: Os alunos devem estar em uma posição confortável e a professora deve ficar em uma posição que permita a todos os alunos a visualização do livro e sua dramatização.

 
Apresentação da história: é fundamental que a professora conheça o texto da história, pois o ideal é que conte a história com suas próprias palavras, utilizando uma linguagem simples e um tom moderado, de forma que todos os alunos possam escutar de forma agradável.

 
Horário: não deve existir um horário estipulado para o momento da história, deve acontecer de acordo com a necessidade e até mesmo de forma surpreendente para o aluno. Conforme uma situação ocorrida no ambiente, o professor poderá utilizar certa história que encaixe naquele instante, de forma que venha contribuir na resolução e amadurecimento da criança.

 
Motivação: cabe ao professor deixar como suspense a história a ser contada, de forma que venha despertar a curiosidade em seus alunos bem como a motivação do momento.

Ressalta-se que muitas vezes, apesar do professor ter feito todo um preparo para esse momento, acontece das crianças ficarem dispersas. Sendo assim, sugere-se que o professor busque a participação das crianças fazendo “questionamentos” de forma que elas possam interagir com a história que está sendo contada.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil
 Escola

sábado, 15 de maio de 2010

AULA DE MOVIMENTO-PULAR CORDA






A CORDA

Pular corda é uma atividade naturalmente utilizada pelas crianças. Mas, além dos aspectos lúdicos, pular corda proporciona uma série de aprendizados para aperfeiçoar as habilidades motoras, desenvolver o equilíbrio, a coordenação espaço-temporal e as capacidades físicas.

A criança possui movimentos inesperados, seu corpo tem atitudes diferentes, ela pula, se arrasta, engatinha, caminha, corre, etc.
Para a criança, seus movimentos possuem um contexto significativo. Tudo ela faz com um objetivo, mesmo não percebendo.
Assim, a atividade de pular corda, bem como, as outras atividades desenvolvidas nas aulas de movimento motivam os alunos da Educação Infantil a desenvolver-se com grande alegria e muuuuuita energia!





segunda-feira, 10 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO DO MATHEUS HENRIQUE


MAIS UM ANIVERSARIANTE DO MÊS DE MAIO. ONTEM FOI A VEZ DO COLEGUINHA MATHEUS HENRIQUE..PARABÉNS PRÁ VOCÊ, MATHEUS!

domingo, 9 de maio de 2010

MENSAGEM PARA O DIA DAS MÃES


          MÃE
“Mãe”… São três letras apenas.
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,

Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande                     
Como o bem que ela nos quer  
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!”
               Mário Quintana
   Feliz Dias das Mães Para todas as Mães !

sábado, 8 de maio de 2010

ENCERRAMENTO DO CURSO







HOJE FOI O ENCERRAMENTO DO CURSO “NOVAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS NA ARTE DE EDUCAR” COM A PROFESSORA EVELYN RAIMUNDA VIEIRA RADICCHI.FORAM MOMENTOS DE  MUITA APRENDIZADO,ALEGRIA E AMIZADE.
 DEPOIS DE QUATRO DIAS COM  VÁRIAS DINÂMICAS,DANÇAS, MÚSICAS, MOSAICOS,BLOCOS LÓGICOS,RECADINHOS,POESIAS, ESTUDOS, ETC,  ACONTECERAM DUAS PEÇAS TEATRAIS.
UMA PEÇA COM A MÚSICA “COMO UMA ONDA” DE LULU SANTOS E A OUTRA PEÇA COM A MÚSICA “MEU PAÍS” DE ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO.
ESTEVE PRESENTE A ESTE ENCERRAMENTO O PREFEITO ROMÁRIO E OS FAMILIARES DOS PROFESSORES.
VAMOS SENTIR SAUDADES. FORAM MOMENTOS INESQUECÍVEIS.
EM BREVE POSTAREI AS ATIVIDADES VISTAS NO CURSO.

 
Créditos
Reneide Criações