segunda-feira, 29 de março de 2010

27 DE MARÇO-DIA DO CIRCO


O circo é o lugar mágico que alimenta a fantasia. A riqueza de suas atrações e a arte fantástica de seus profissionais emocionam pessoas de todas as idades.
Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.


Com esta atividade trabalhei:
  • -Dia do circo
  • - Figura geométrica (triângulo)
  • - Algarismo e quantidade 3
  • - Adição e subtração com 3 palitos
  • - Palavra palhaço (sílabas e letras)
  • - Criatividade



quinta-feira, 25 de março de 2010

PROJETO IDENTIDADE-MOMENTOS FELIZES

ALGUMAS IMAGENS... PROJETO IDENTIDADE


RELEMBREM ,ATRAVÉS DAS IMAGENS, ALGUNS MOMENTOS INESQUECÍVEIS DO PROJETO IDENTIDADE. MINHA TURMINHA ARRASOU!!!

PROJETO IDENTIDADE- ETAPA FINAL




QUANTAS COISAS FORAM FEITAS NESTES TRÊS DIAS PARA O ENCERRAMENTO DO PROJETO IDENTIDADE!
A ÁRVORE FICOU PRONTA. MÃOZINHAS TRANSFORMAM-SE EM COPA E EM BORBOLETAS.
OS CARTAZES FEITOS COM A FAMÍLIA  FORAM ENTREGUES E A ALEGRIA FOI GERAL.TODOS QUERIAM CONTAR COMO FOI SUA PARTICIPAÇÃO.UNS ESCREVERAM, OUTROS FIZERAM  AS MARGENS E OUTROS ESCOLHERAM E COLARAM AS FOTOS.
FORAM ENTREGUES TAMBÉM AS ROUPINHAS QUE ELES USARAM QUANDO ERAM BEBEZINHOS.
OS CARTAZES, ESPALHADOS PELA ESCOLA, ENCANTAVAM A TODOS E AS ROUPINHAS FICARAM EXPOSTAS EM UMA SALA PARA A EXPOSIÇÃO.
E ,FINAMENTE, O GRANDE DIA: ENCERRAMENTO DO PROJETO.
APRESENTAÇÃO DA MÚSICA DO GRUPO  "A TURMA DO BALÃO MÁGICO", ADAPTAÇÃO DA MÚSICA "AMIGOS DO PEITO" E DA POESIA "RECEITA DE SE OLHAR NO ESPELHO" ,DE ROSEANA MURRAY.
APESAR DE SER UMA QUARTA FEIRA À TARDE, HOUVE A PRESENÇA  DE PAIS, AVÓS, AMIGOS E PADRINHOS. A FAMÍLIA COMPARECEU EM GRANDE NÚMERO E TORNOU NOSSO EVENTO MAIS ESPECIAL. 
DEPOIS DA APRESENTAÇÃO QUE ENCANTOU A TODOS , ALUNOS E FAMLIARES FORAM PARA A EXPOSIÇÃO ONDE ENCONTRAVA-SE UMA MESA DE GULOSEIMAS, AS ATIVIDADES QUE FORAM FEITAS DURANTE O PROJETO E AS ROUPAS DAS CRIANÇAS.EM UM DVD, TODOS PUDERAM ASSISTIR AS CRIANÇAS EM VÁRIAS ATIVIDADES NA ESCOLA.

FOI TUDO MUITO BONITO,GRAÇAS ÀS CRIANÇAS QUE SE ESFORÇARAM E PARTICIPARAM BRILHANTEMENTE, A FAMÍLIA QUE NÃO MEDE ESFORÇOS EM ESTAR PRESENTE NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS E A TODOS DA ESCOLA QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE NOS APOIAM.



domingo, 21 de março de 2010

PAINEL IDENTIDADE






Valorizar a criação infantil é fundamental para desenvolver a auto confiança e a o desejo de aprender sempre. Na CNEC, procuramos explorarar ao máximo a capacidade das crianças, desde a Educação Infantil. Tudo ganha mais significado quando é feito pelos alunos.
Assim, no momento de criarmos um painel sobre o PROJETO IDENTIDADE , optamos por deixar as crianças mostrarem suas habilidades artísticas. Pensamos em um mural com  "carinha"  de criança. Assim, montamos uma cena em que as mãozinhas dos alunos sujas de tinta faziam surgir copas de árvore, borboletas e raios de sol. A turminha adorou se sujar de tinta e , ao mesmo tempo, criar o painel que recepcionará os pais no dia do nosso auditório, na próxima quarta-feira.
Nosso painel ainda necessita de alguns detalhes para ser concluído, mas já está lindo, pois tem o mais importante de tudo: a participação ativa das crianças.
                                                  

CARTAZ MOMENTOS FELIZES

AS CRIANÇAS TROUXERAM DE CASA  FOTOS QUE REPRESENTAVAM MOMENTOS FELIZES E, NA CNEC, FIZERAM O CARTAZ. 


Tia Solange e Tia Fabiane,  a pedido das crianças, também contribuíram na confecção do painel dando uma mãozinha .



Nosso  painel ainda no início... Mas já muito lindo!!!



Nosso painel quase completo. Na próxima segunda-feira,daremos os retoques finais.








quinta-feira, 18 de março de 2010

PROJETO IDENTIDADE-









                     

                   
                     As atividades do Projeto Identidade continuam:
A data do aniversário é um momento muito especial para as crianças... 
Para identificar o mês em que cada criança faz aniversário, explorou-se o calendário de sala, fixado na parede.
  • qual o mês em que estamos.
  • a letra que inicia o nome do mês.
  • quantas letras formam o nome de cada mês.
  • meses que começam com a mesma letra. 
  • mês em que é comemorado  o dia do seu aniversário.
Usei  fichinhas com os meses onde as crianças identificavam com facilidade o mês do seu aniversário. 

      MAIS ATIVIDADES...



  •      Pintura do pezinho.




  •    Ensaio da música "A turma do Balão Mágico" e da poesia "Receita de Se Olhar no Espelho", de Roseana Murray.





    • Confecção do livrão "Eu me vejo assim...





    • Atividades no Livro Didático.



Enfim, nada melhor que dar uma relaxadinha depois de tanta atividade.Foi isso que fez a turminha.Como estavam tão lindos, descontraídos e em paz ,eu não podia deixar de registrar todos deitados no chão, felizes por estudarem na CNEC, onde a magia é constante.

terça-feira, 16 de março de 2010

Nossa querida Tia Sula


Nossa escola é um lugar encantado. Aqui formamos uma verdadeira família,com problemas, preocupações, opiniões divergentes, mas com muito amor, respeito e uma amizade sincera. Todos que trabalham na CNEC amam a profissão e buscam realizar seu trabalho da melhor forma possível. Algumas pessoas se doam e se dedicam tanto que se tornam parte fundamental da CNEC. É o caso da nossa querida Tia Sula . Ela não mede esforços para cuidar das nossas crianças. Tia Sula brinca, dá carinho, faz bagunça com a turminha, chama a atenção e fica brava quando necessário e , como uma verdadeira leoa, cuida das crianças no momento da saída. As mães veteranas já se sentem tranquilas porque sabem que com Tia Sula as crianças estão em ótimas mãos. E a maior prova disso é o carinho sincero que os alunos sentem por ela. Realmente temos muita sorte de contar com uma profissional dedicada e competente com nossa "Tia" Sulamiter.

segunda-feira, 15 de março de 2010

15 DE MARÇO-DIA DA ESCOLA





A escola também tem a sua data de comemoração: o dia 15 de Março. Muita gente pode pensar que a escola não merece essa homenagem, por considerá-la um lugar chato, onde se tem de ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa que a gente nem sabe ao certo para que serve.
Só que a escola não é somente um espaço de treinamento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, onde você conhece outras pessoas e faz muitas amizades.
Por isso, a escola também deve ser vista como um lugar de diversão e prazer.
E  a turminha amiga do 2º Período sabe disto.Na rodinha falaram que amam estudar na CNEC. E o lugar que mais gostam é o parquinho. Produziram uma   redação"MINHA ESCOLA É ASSIM.
Depois  foram para a quadra  de onde ficaram observando o parquinho e fazendo o seu desenho. 

CURIOSIDADE

 Você sabia que a palavra "Escola" vem do gregoskholê, que significava precisamente "descanso, repouso, lazer, tempo livre", pois, na Grécia antiga, só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos e mentais.

sexta-feira, 12 de março de 2010

PRIMEIRO ENCONTRO PEDAGÓGICO







SÍNTESE DO PRIMEIRO ENCONTRO PEDAGÓGICO ENTRE PAIS E PROFESSORES DA 
EDUCAÇÃO INFANTIL. 


A PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS DO ANO É SEGURAMENTE O PRIMEIRO CONTATO QUE SE CONFIGURA ENTRE O DOCENTE E ESTE NOVO GRUPO DE PAIS.É A PORTA QUE SE ABRE PARA CONSTRUIR O VÍNCULO QUE MANTERÁ UNIDO EM UM MESMO CAMINHO TENDO COMO  OBJETIVO
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E TAMBÉM ESTREITAR A RELAÇÃO ESCOLA- FAMÍLIA/ FAMÍLIA-ESCOLA ABORDANDO ASSUNTOS GERAIS E ESPECÍFICOS 




     ASSUNTOS ABORDADOS:

  • PROCESSO DE ADAPTAÇÃO.
  • ATIVIDADES EXTRACLASSE.
  • PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
  • PROJETO IDENTIDADE.
  • AULA DE INFORMÁTICA.
  • AULA DE INGLÊS.
  • AULA DE MOVIMENTO.
  • REDAÇÃO
  • LITERATURA(NO MUNDO DAS HISTÓRIAS)
  • RECREIO
  • PASTAS COM ATIVIDADES DO ALUNO ENVIADAS TRIMESTRALMENTE.
  • BLOG

  
AGRADEÇO A TODOS  PELA PRESENÇA. 









 
Créditos
Reneide Criações