sábado, 27 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR






Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
         E nada melhor que uma Aula de Movimento onde se pode desenvolver  essas capacidades e dar seguimento ao  Projeto Identidade.
         A turminha fez a brincadeira do “Coelhinho sai da toca”.
          Iniciamos com a entrega dos crachás e a exploração da primeira letra do nome.
         As crianças foram os coelhinhos e os círculos com a letra inicial do nome eram as suas tocas. Quando se dizia coelhinho sai da toca, cada criança trocava de círculo. Neste instante, o professor entra em um dos círculos para que sobrasse uma criança. A criança que sobrou dizia para os coelhinhos voltarem para suas tocas. As crianças saiam correndo  e se posicionavam novamente no círculo  com a letra inicial de seu nome.
         A brincadeira continuou enquanto as crianças mantiveram o interesse.
         Confiram pelas fotos que o interesse foi geral.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PROJETO IDENTIDADE


O SENSO DE IDENTIDADE DE UMA PESSOA PROVÉM DE UMA SENSAÇÃO DE CONTATO COM O SEU CORPO. PARA SABER QUEM ELE É, O INDIVÍDUO PRECISA TER CONSCIÊNCIA DAQUILO QUE SENTE. DEVE CONHECER A EXPRESSÃO DO SEU ROSTO, A SUA POSTURA E A FORMA DE MOVIMENTAR-SE. A PESSOA EXPERIMENTA A REALIDADE DO MUNDO SOMENTE POR MEIO DE SEU CORPO.
NESTE PROJETO,VAMOS TRABALHAR A "IDENTIDADE" DA CRIANÇA COMO PESSOA QUE SENTE,QUE FALA,QUE BRINCA E QUE APRENDE.
JUNTOS DESCOBRIREMOS QUEM SOMOS, NOSSA HISTÓRIA E AS INÚMERAS POSSIBILIDADES OFERECIDAS PELO NOSSO CORPO.ACOMPANHEM! VOCÊS  IRÃO AMAR!!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

AULA DE MOVIMENTO

O movimento tem um papel importantíssimo no desenvolvimento das crianças, dando oportunidade para que tenham experiências positivas que lhes proporcionem um crescimento sadio e o desenvolvimento de várias habilidades.

Para que ela possa se aperfeiçoar, as aulas de movimento realizadas na Educação Infantilbuscam o desenvolvimento desses padrões através de jogos e brincadeiras que envolvam os movimentos fundamentais.
Com a estimulação dos padrões fundamentais do movimento, podemos desenvolver as habilidades motoras de cada criança e, através de jogos e brincadeiras que envolvam todos os alunos, desenvolver, também, as suas habilidades sociais. Afinal, não devemos ter somente a preocupação de desenvolver os aspectos físicos de nossos alunos, mas também ensiná-los a viver
em sociedade.

Dessa maneira, podemos dar uma enorme contribuição para o desenvolvimento global das crianças.

Por isso,durante as Aulas de Movimento na CNEC buscamos ir além da recreação para o pleno desenvolvimento dos alunos.



BRINCADEIRA DO ABRAÇO

DE MÃOS DADAS, TODOS FICAM EM RODA.

QUANDO EU DISSER: ”ABRAÇO DE TRÊS!”, TODOS COMEÇAM A SE ABRAÇAR EM GRUPOS DE TRÊS.DEPOIS DA MOVIMENTAÇÃO, PRESTAR ATENÇÃO: FICOU ALGUMA CRIANÇA DO LADO DE FORA OU DEU PARA DIVIDIR A TURMA EM GRUPOS DE TRÊS?

ENTÃO PEÇA PARA QUE SE DESFAÇAM OS GRUPINHOS E VOLTEM PARA A GRANDE RODA E PERGUNTE:

___COM QUEM VOCÊ FICOU NO GRUPO?

DIGA AGORA: ”ABRAÇO DE CINCO!”.

E OS ALUNOS FORMAM GRUPOS DE CINCO...(SEGUIR OS MESMOS PASSOS, APÓS A FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE CINCO.)

___ABRAÇO DE UM!”

AQUI, TODOS DEVEM FICAR NO MESMO LUGAR. CADA UM ABRAÇA A SI MESMO.

AO FINAL, DIGA: “O ABRAÇO É UM SINAL DE AMIZADE. VAMOS DESCOBRIR OUTROS GESTOS QUE SÃO SINAIS DE AMIZADE? COMO VOCÊ SE SENTE PARTICIPANDO DESSA BRINCADEIRA?”.

CADA CRIANÇA MANIFESTA SUA OPINIÃO E, ASSIM, FINALIZAMOS A BRINCADEIRA.

ESTA FOI A BRINCADEIRA REALIZADA PELOS ALUNOS NA PRIMEIRA AULA DE MOVIMENTO.

FOI MUITO LEGAL!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Educação Fisica



Educação Física
Não existe nada mais sério do que uma criança brincando!
Inicia-se hoje uma nova atividade para o 2º Período. Toda Sexta-Feira às 15:20 haverá
Educação Física com o professor Newton.












sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

UMA TARDE DE MUITA ALEGRIA!





CARNAVAL É UMA FESTA MUITO ALEGRE. AS FANTASIAS, AS MÁSCARAS, CONFETES E SERPENTINAS SÃO COMO UM ESPETÁCULO FASCINANTE PARA AS CRIANÇAS.
NA VERDADE ,O CARNAVAL É COMO O JOGO DE FAZ-DE-CONTA, NO QUAL AS CRIANÇAS COMEÇAM A SE IDENTIFICAR COM OS PERSONAGENS, INVENTANDO PAPÉIS, IMITANDO SITUAÇÕES E REPRODUZINDO COMPORTAMENTOS. E, NO CARNAVAL CENECISTA, IMAGINAÇÃO NÃO FALTOU. TÍNHAMOS BATMAN, BEN 10, HAVAIANAS E MUITO MAIS. A TURMINHA CAPRICHOU NO VISUAL E NA ALEGRIA.

A MAGIA REALMENTE TOMOU CONTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. BRINCARAM, DANÇARAM, JOGARAM MUITO CONFETE E PULARAM A VALER. NOSSO CARNAVAL ATINGIU O OBJETIVO: DIVERTIR NOSSAS CRIANÇAS! VALEU !!!



CONFIRAM NOSSA FESTA COM O REGISTRO DE FOTOS.

UMA SEMANA ESPECIAL!!!














 
Créditos
Reneide Criações