sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA EM QUADRINHOS




PARABÉNS MARIA CLARA ,PELO SEU SEXTO ANINHO.PAPAI DO CÉU LHE PROTEJA E ILUMINE SEMPRE SEU CAMINHO.TE AMAMOS MUITO!
Você sabe o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889?
A proclamação da República!
Antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.
Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.









ATIVIDADES QUE PODEM SER USADAS



Um comentário:

  1. Nossa quanta mentira. De 1889 a 1930 tivemos ditaduras, algumas até sanguinárias como a de Floriano Peixoto, nunca uma democracia. O império não era absolutista, era constitucional. Vá estudar antes de falar besteira para crianças. A proclamação não foi apoiada por abolicionistas, nem pelo povo, e nem pelo exército, apenas por três batalhões e só deu certo porque Dom Pedro II não quis lutar. Os escravocratas eram os fazendeiros, e quiseram derrubar a república porque levaram prejuízo com a abolição de 1888, e iniciaram uma corrupção que continua até hoje. Que vergonha, gente burra e ignorante falando de História.

    ResponderExcluir

 
Créditos
Reneide Criações